5 de junho de 2012

Uma a uma, as manipulações europeias vão sendo desmistificadas!

Houve alguém que descobriu que o dinheiro do LTRO que os bancos italianos obtiveram já foi todo gasto. Notícia zerohedge

E quem foi que descobriu? O maior fundo de investimento do planeta: BRIDGEWATER, ou seja, aqueles que mais investem ou não em obrigações soberanas.

Lamentamos que a descoberta traga dissabores para a Europa, Itália e seu líder não-democrático.

Também descobriram que o ESM e EFSF juntos não chegam para metade das necessidades de Itália e Espanha em conjunto. Aauucchh. Mais uma descoberta desagradável.

Coitados dos líderes políticos europeus, que no frenezim da planificação centralizada julgavam que os problemas se resolviam nuns gabinetes em Bruxelas.
A manipulação descobre-se sempre, sobretudo aquela que é mal engendrada.


E já sabemos o que acontece aos juros das obrigações soberanas quando os bancos domésticos deixam de ter "carcanhol" para as comprar.

Nota de rodapé:
Ainda há 3 semanas ouvíamos no programa Olhos nos Olhos o economista Vitor Bento, conselheiro de Estado, referir que os efeitos do LTRO ainda se estavam a evidenciar e que era preciso dar tempo para ver os resultados.
O LTRO já foi há muito, get it!

Tiago Mestre

8 comentários:

Vivendi disse...

A situação é grave! O garrote começa a apertar.

Tiago ainda acreditas que não vão correr com a Grécia?

Eu acho que eles tem de ter uma cobaia.

Tiago Mestre disse...

A Merkel, essa barata tonta, já cedeu ao "crescimento" e já concorda com as bonds project, EFSF a servir de banco alavancado, e sei lá que mais.

EUA e Japão já pediram à Merkel que trate da Espanha e da Grécia antes do G7.

China já disse que irá imprimir para manter crescimento acima dos 7%
EUA, Japão querem continuar a imprimir tb. E à exceção da Alemanha, o resto da Europa também...
Como é que um político de profissão, resiste a tudo isto? Ela não é nenhuma estadista...

Vai quebrar até o eleitorado deixar. E quem vier a seguir à Merkel vai quebrar tb...

Vivendi disse...

O grande medo da Merkel e ela o bem o sabe, é que se dá espaço para a demagogia aparece logo de seguida um partido de extrema direita na Alemanha com 15% de votos.

fonte: Paulo Rangel no início do programa

http://videos.sapo.pt/sicnoticias/playview/84#nav1=1

Filipe Silva disse...

Fácil dizer mal da Merkel, mas coitada, estar naquela posição deve ser brutal. Não gostaria de ali estar.

Quando todos no mundo aparentam estar contra nós, e quando as nossas decisões tem a capacidade de influenciar directamente a vida de milhões é dose.

OS alemães num futuro próximo vão cortar a torneira aos países do sul, pode não ser com a Merkel, mas vai acontecer, o Bagus no seu livro demonstra isso mesmo

Vivendi disse...

Filipe,

As sondagens também o dizem.

Anónimo disse...

Tiago,

Permita-me que lhe deixe o seguinte elogio.
Foi c/ enorme prazer que numa pesquisa pela net "tropecei" no seu blog e desde então não há 1 dia em que não passe por cá para me elucidar mais um pouco. Faço-o c/ imenso prazer!

Não sendo, quer por formação, quer por alguma falta de convicção, quiça (?), um letrado em Economia ou ciências económicas, é um enorme regozijo ler os seus artigos.
Tenho aprendido muito consigo e espero que continue na senda que tem traçado: Explica as coisas "comme il faut", de forma clara e - o que mais aprecio em si - de forma muito directa e simples. Qualquer um percebe!
Chamemos de facto os porcos pelos seus nomes e digamos adeus, definitivamente, a esta hipocrisia imunda e nefasta que cega este povo e quem o/nos governa. Os resultados estão à vista (?). Iremos a tempo?
É p/a estas e outras perguntas que leio os seus artigos almejando sempre por alguma esperança p/a determinados problemas. No entanto, acho que todos, c/ um bocadinho a cada um, temos o dever de mudar algo, por nós, pelos nossos, pelos outros, por aqueles que virão, mas dá-me a sensação que andamos um pouco a "pregar no deserto".

Um bem-haja pelo serviço que faz à comunidade, ou pelo menos a quem se preocupa c/ estas coisas da vida na sua vertente económica e pela forma c/o o presta. Isto sim, é um serviço público e de interesse geral... infelizmente nem toda a gente concordará mas esta é a minha opinião.

No que respeito me diz, acompanharei sempre os seus artigos na ânsia de alargar/solidificar os meus horizontes nesta área do conhecimento por forma a tomar as decisões que me pareçam mais certas e, se me permite, partilhar-lhos-ei c/ os demais!

Continue!

Obrigado,
Abraço,
Bruno E. R. Morais

Tiago Mestre disse...

Bruno, passa a mensagem a quem julgas que se pode interessar por estes assuntos.

A tua opinião é mesmo importante porque quem está deste lado a escrever fica sempre na dúvida se está a esclarecer ou se está a complicar, sobretudo quando os assuntos se tornam mais "técnicos".

Talvez a minha formação em engenharia (que apela ao pragmatismo e à lógica) ajude a desmistificar esta sopa ideológica e tecnocrática que nos é apresentada diariamente, pondo cada "coisa" na sua gaveta.

Hoje a nossa juventude é mais de 50% licenciada, sabe ir à net, ler, escrever e pensar minimamente. Não há razão para continuarmos enganados com as tretas da televisão e dos comentadores da nossa praça...

Um bem haja para ti. Espalha este vírus porque a malta tem mesmo que abrir os olhos.

vazelios disse...

Tiago deixa-me reforçar a ideia: Esclareces e muito qualquer pessoa.

Eu tenho formação em gestão e quando acho que percebo alguma coisa de economia eis que me aparece um engenheiro, um economista (paulo) e um vidente para me ensinar umas coisas.

Diferentes estilos mas os 3 têm preenchido as minhas horas vagas quando venho à internet. De vez em quando partilho no facebook os blogues, falo com amigos, mas sabem o que noto?

- Ignorancia, porque as pessoas não sabem. Eu sei assim muito ao de leve, e sei muito mais desde que vos acompanho. Algumas coisas sei pelo senso comum, como a impressão desenfreada de moeda não ser bom para ninguém. Também já sonhei que criava dinheiro com as minhas mãos...
- Casmurrice e Teimosia. Não culpo a ignorancia porque hoje em dia saber muito de tudo é dificil, falta-nos tempo e vontade. Mas nem sequer ter espirito aberto para perceber as coisas e querer aprender algo mais...
- Um desinteresse completo. Estive no rock in rio e as pessoas divertem-se. 353.000 pessoas. Eu acho lindamente! Praias da Costa cheias ao dia da semana. Mas quando estamos a jantar e a falar de coisas serias as pessoas não se interessam. Algumas têm medo, mas têm medo que lhes cortem os subsidios ou 5% do ordenado, não têm medo da implosão da economia. Implosão da...quÊ?! és Louco! Nunca aconteceu! Resolvemos sempre os problemas! O problema é que as pessoas não sabem como se foram "resolvendo" os problemas...

Mais uma vez é um prazer ler-vos!