12 de junho de 2012

Super Mario resolve

Parece-nos que está na hora de entrar Super Mario em ação.

Talvez por o LTRO ter acabado em final de Fevereiro, Super Mario tem andado a adiar a aquisição de obrigações no mercado secundário (SMP), também ele preocupado em não querer ministrar overdose de morfina no já debilitado paciente que se chama mercado europeu de dívida.

É que ter injetado quase 900 mil milhões de euros há 3-5 meses no setor bancário (espanhol e outros) é obra. Mas pelos vistos o dinheiro já tinha todo destino, já que uma semana após o último LTRO (27 Fevereiro), o medo e as vendas instalavam-se nos mercados. A coisa foi descambando até se conseguirem os tais 100 mil milhões de euros do passado fim de semana.

Mas são amendoins (e de sabor amargo) se compararmos com os valores do LTRO:


LTRO de Super Mario Draghi:
- Crédito Ilimitado, juro de 1 % com maturidade 3 anos


Bailout à Espanha:
- Crédito Limitado, juro de 8,5% (soube-se hoje), maturidades ainda a definir;
- Intervenção e controlo estatal à semelhança de Portugal com a aldrabice das CoCo Bonds;
- Subordinação das obrigações atuais detidas por privados a estas novas, ficando os privados na fila de espera com os institucionais a passarem à frente;
- Eventuais aumentos de capital sob a forma de criação de ações, trazendo ainda mais ações para as bolsas, diluindo e degradando o valor das atuais, que já de si perdem valor todos os dias por os investidores estarem a antecipar este tipo de cenários.
- Itália garantirá 22% destes 100 mil milhões. O juro concedido à Espanha pela Europa rondará os 3%, mas Itália financia-se a 6% !!

O bailout sabe a azedo, não acham?
Acreditamos que os investidores profissionais partilham desta opinião, e hoje foi mais um dia de despejo e vendas nos mercados de dívida sul europeus.

Por toda esta tragédia que está a acontecer, a somar à tragédia grega do próximo Domingo, acreditamos que já chegaram uns mails ao Outlook do Super Mario a implorar para que faça qualquer coisa. Pedir não custa, certo?

As yields das obrigações soberanas espanholas a 10 anos tocaram os 6,8% no mercado secundário, ultrapassando o recorde anterior atingido em Novembro de 2011 desde que há Euro.

Aguardamos pela intervenção silenciosa (mas no fundo bem ruidosa) de Draghi no mercado secundário, a ver se compra mais uns dias aos seus amigos políticos que o elegeram nomearam para aquele cargo.

Não lemos em lado nenhum qualquer tipo de rumores sobre esta conjetura. Estamos simplesmente a atirar o barro à parede em função apenas da leitura que fazemos da realidade.
Imaginar não custa, certo?

Tiago Mestre

PS:  Pessoalmente sempre gostei mais das consolas da SEGA e do Sonic. O Super Mario e a Nintendo nunca me cativaram.

Sem comentários: