15 de junho de 2012

Novo dia de folga na frente de batalha


"I love the smell of napalm in the morning", dizia Robert Duval em Apocalypse Now.

"It smells like... victory!"











Talvez tenha sido essa a sensação de muito investidor hoje de manhã, quando, no meio do teatro de guerra e de tanto banho de sangue, ouviu os motores a jacto dos bombardeiros da Força Aérea financeira mundial a sobrevoar o terreno do inimigo, prontos a atacar tudo o que mexe.

Infelizmente aqui o inimigo não é real. O inimigo chama-se desconfiança e tem como combustível o MEDO.

Mas da mesma maneira que os mercados deram tréguas há uma semana e meia, facto que nos motivou a escrever este post, hoje parece que o sentimento de tréguas também prevaleceu. Bolsas europeias com ganhos superiores a 1%, à exceção do IBEX. Os mercados de dívida é que não se deixaram deslumbrar com o cheiro a napalm. Continuam cautelosos e não vão em rumores oficiais.

Uma ação coordenada mundialmente para intervir com injeção ilimitada de liquidez pelos maiores bancos centrais do planeta é algo (ainda) a ter em conta pelos desgraçados dos investidores que rezam todo o santo dia para não perder mais dinheiro.
Suspeitamos que estas declarações sejam só fumaça para minimizar nervosismos na segunda feira e preparar terreno para o G20.

Mas a folga até é merecida.

Só sobre o G20:
Já escrevemos aqui sobre as pressões a que a Sra. Merkel deve estar sujeita neste momento. O Filipe também referiu isso mesmo num comentário do post anterior.

Se na Grécia ganhar o Syriza com maioria de esquerda, romperem o memorandum com a UE no dia seguinte e no G20 a Merkel aguentar-se à pressão do Obama, então a mulher merece um beijo, porque não é fácil ter o mundo inteiro a olhar-lhe ferozmente. Chiça, é preciso reconhecê-lo!

Tiago Mestre

2 comentários:

Vivendi disse...

Tiago,

A lógica da Alemanha:

A economia está a afundar? Então constrói-se um submarino... Estão sempre preparados para o que der e vier. E estão de parabéns.

Filipe Silva disse...

O Robert Duval fala muito bem espanhol, desconhecia esta sua faceta.