"I love the smell of napalm in the morning", dizia Robert Duval em Apocalypse Now.
"It smells like... victory!"
Infelizmente aqui o inimigo não é real. O inimigo chama-se desconfiança e tem como combustível o MEDO.
Mas da mesma maneira que os mercados deram tréguas há uma semana e meia, facto que nos motivou a escrever este post, hoje parece que o sentimento de tréguas também prevaleceu. Bolsas europeias com ganhos superiores a 1%, à exceção do IBEX. Os mercados de dívida é que não se deixaram deslumbrar com o cheiro a napalm. Continuam cautelosos e não vão em rumores oficiais.
Uma ação coordenada mundialmente para intervir com injeção ilimitada de liquidez pelos maiores bancos centrais do planeta é algo (ainda) a ter em conta pelos desgraçados dos investidores que rezam todo o santo dia para não perder mais dinheiro.
Suspeitamos que estas declarações sejam só fumaça para minimizar nervosismos na segunda feira e preparar terreno para o G20.
Mas a folga até é merecida.
Só sobre o G20:
Já escrevemos aqui sobre as pressões a que a Sra. Merkel deve estar sujeita neste momento. O Filipe também referiu isso mesmo num comentário do post anterior.
Se na Grécia ganhar o Syriza com maioria de esquerda, romperem o memorandum com a UE no dia seguinte e no G20 a Merkel aguentar-se à pressão do Obama, então a mulher merece um beijo, porque não é fácil ter o mundo inteiro a olhar-lhe ferozmente. Chiça, é preciso reconhecê-lo!
Tiago Mestre
2 comentários:
Tiago,
A lógica da Alemanha:
A economia está a afundar? Então constrói-se um submarino... Estão sempre preparados para o que der e vier. E estão de parabéns.
O Robert Duval fala muito bem espanhol, desconhecia esta sua faceta.
Enviar um comentário