19 de junho de 2012

Se a notícia é boa? Ótimo. Se a notícia é má? Melhor ainda

Com a manipulação que corre hoje nos mercados mundiais, as más notícias podem ser sempre boas, dependendo da perspetiva.

Hoje soube-se que os dados do emprego nos EUA continuam a cavar, a cavar à procura da tão almejada recessão que corrigiria estruturalmente o problema do desemprego, mas Obama tenta contrariar a todo o custo.

Em condições "normais" de mercado, a malta estaria mais a preparar-se para vender ações do que para comprar.

Mas não, se há boas notícias.. ótimo; Se há más notícias... ótimo também, porque significa que a Reserva Federal prepara-se para entrar manipular mais uma vez nos mercados. O desejo dos investidores desesperados para que o FED atue nos mercados é tal que, qualquer má notícia é uma excelente notícia.
E hoje a notícia dos novos empregos é má demais, but hey, também hoje se inicia uma reunião de 2 dias do Fed's Open Market Committe (FOMC), de onde poderão sair medidas adicionais de estímulos.

É assim que os mercados se manipulam, e foi assim que Ben Bernanke, com o seu ar académico, taciturno e impávido, conseguiu trazer o índice Dow Jones dos 7000 pontos em Fevereiro de 2009 para os atuais 12500, sem que nenhum indicador, repetimos, nenhum indicador, corrobore a efetiva retoma da economia. Foi tudo estímulos e esperança num futuro melhor, enganando novamente milhões de investidores, como tinha feito em 2005-2008 quando se referiu ao mundo que housing bubble? Qual housing bubble? Não há housing bubble nenhuma!

Contextualizando: Ben está para Obama como Greenspan está para Bush.
Ben foi discípulo de Greenspan, e se Greenspan se saiu lindamente com a mega manipulação das taxas de juro entre 2001-2004 após o rebentamento da bolha dot.com, porque é que com Ben seria diferente? Ben não percebeu que herdou o pico da bolha imobiliária em 2005, causada por Greenspan. A partir daí seria sempre a descer até 2008. Com a recessão a ser vivida em 2009, os investidores voltaram novamente a acreditar que o pior já tinha passado, a errada alocação de capital já tinha sido corrigida, e como em anteriores recessões, o timing para comprar era aquele. E assim foi, mas não correu como se esperava. Os fundamentos estavam errados, a alocação de capital manteve-se nos locais errados e a economia privada já não demonstrou fôlego para puxar pelas energias do Uncle Sam.


"Tiros ao lado" de Ben Bernanke

Tiago Mestre

3 comentários:

Vivendi disse...

Tiago,

A tática de crescimento dos EUA agora vai ser uma guerra com o Irão.

Vivendi disse...

Tiago,

A tática de crescimento dos EUA agora vai ser uma guerra com o Irão.

Filipe Silva disse...

O krugman já disse que uma guerra com marcianos é que era, que a crise ficava resolvida hehehe

as pessoas estão a leste do perigo que poderá ocorrer...