1 de junho de 2012

Cuidado com o próximo futuro

Sugerimos aos leitores e às leitoras que apertem o cinto, coloquem os capacetes e vistam os coletes de segurança. A velocidade dos acontecimentos tomou um novo impulso e o otimismo irrealista de líderes europeus ainda em Abril e dos americanos em Maio deu lugar ao pessimismo desenfreado por quase toda a gente. Normalmente é assim com os ignorantes.
E para aqueles que sofrem de problemas cardíacos ou outros, como a ansiedade, não recomendamos o futuro que está por vir.

Então hoje tivemos:

- Bolsa Alemã DAX30 a cair uns expressivos 3,5%
- Dow Jones caía há pouco 2,26%, retornando a valores de 1 de Janeiro de 2012, neutralizando toda a injeção massiva de capitais que a FED tem promovido nos mercados de capitais. Imaginem se a FED não estivesse lá.
- Bolsas europeias da periferia a tocar em mínimos de 10 e 15 anos !!!, quase pré Euro
- O desemprego em Portugal instalou-se bem nos 15%
- Os novos empregados nos EUA foram de apenas 69 mil, quando se projetavam 150 mil. Tal não compensou os novos desempregados e assim a taxa subiu de 8,1 para 8,2%
- A empresa grega que fornece gás às centrais termo-elétricas gregas ameaça cortar o fornecimento
- Ainda ninguém sabe como é que Espanha irá arranjar 19 mil milhões para financiar o Bankia. Segundo o JP Morgan, a recapitalização dos bancos espanhóis ascende a 350 mil milhões, 1/3 do PIB aproximadamente.
- Juros da dívida soberana na periferia bem acima do suportável pelos próprios países;
- Na Grécia, ainda faltam duas semanas. Uma eternidade na vertigem temporal dos dias que correm.

Bem nos pareceu no Domingo passado que esta semana prometia.

Talvez na próxima semana apareça Draghi de mãos dadas com Bernanke anunciando em conjunto o maior pacote de estímulo da história do capitalismo ocidental, sendo que o último grande pacote europeu foi há... 3 meses (LTRO) e o americano ainda vigora, só terminando em Junho (Twist).
Também estes dois conjugados eram os maiores da história... até deixarem de o ser.

Tiago Mestre

3 comentários:

Vivendi disse...

Vai ser um verão louco!

sergio disse...

E o ouro dispara 4%! É certo que em dólares ainda tem muito que recuperar para atingir os máximos de Agosto do ano passado, mas em euros já está muito próximo de voltar aos máximos.

Tiago Mestre disse...

Com tanto dado económico mau que saiu ultimamente, os gold bugs já esperam que bernanke e draghi desatem a imprimir.. é a loucura