23 de junho de 2012

Mentiras, omissões, bluff. Enfim, é tudo gente séria

Demos importância esta semana a um artigo do Telegraph que sugeria a ideia de que o ESM e o EFSF estariam na iminência de serem utilizados para adquirir diretamente dívida soberana nos mercados secundários.
Todos sabemos que estes fundos não foram criados para comprar dívida mas sim para emprestar aos países, a troco de contrapartidas, a mal afamada austeridade, daí alguma incredulidade nossa.


A notícia foi avançada pela Antena1 e esteve no ar ao longo do dia. Demos importância ao assunto e escrevemos um post a expressar a nossa convicção sobre esta matéria. Por um lado acreditámos, mas por outro desconfiámos.

Ficámos à espera que a Alemanha esclarecesse este assunto, desmentindo tudo. Não o fez cabalmente, mas a Comissão Europeia veio dizer que não sabia de nada. Dúvida no ar!

Acabámos por perceber ontem, através da mini-cimeira Merkel-Hollande-Monti-Rajoy, que tal notícia do Telegraph foi pura fabricação. Não se anunciou nada sobre esse assunto na mini-cimeira, o que nos faz inferir que Merkel mandou Hollande e os restantes amigos à merda. É bem feito porque estes três meninos andam a esticar-se nas declarações aos media.
A tática de bluff dos gregos já está a ganhar demasiados adeptos, sendo Monti o que se anda a esticar mais em declarações e Rajoy nas omissões.
Ao menos Passos Coelho não é ardiloso o suficiente para entrar nesse jogo (e ainda bem)!

Resumindo: foi um mau trabalho deste menino. Oxalá haja punição, porque senão é o Telegraph que fica a perder.



Da tal mini cimeira de ontem apenas se falou da criação de um fundo para estimular crescimento económico de 130 mil milhões de euros... Enfim, já se tentaram tantos fundos deste género nos últimos 25 anos em Portugal e todos sabemos o resultado disso: Estimula a economia a destruir-se em vez de a regenerar, promovendo ainda mais Estado pelo caminho.

Merkel deixou os restantes colegas a falarem sozinhos para que não perdesse o jogo Alemanha-Grécia, em que a Grécia, fazendo bluff o jogo todo (só defendia para contra-atacar quando podia), não aguentou a superioridade organizativa alemã. Fernando Santos já aprendeu umas coisas..
Ai, como este tipo de comportamentos nos faz lembrar outro desporto que se pratica entre estes 2 países há já vários anos..

Tiago Mestre

Sem comentários: