6 de junho de 2012

Amanhã é feriado, mas hoje foi dia de folga nos mercados.

Parece que hoje os investidores europeus e mundiais ficaram mesmo fartos de perder dinheiro e voltam a ter esperança que melhores dias virão.

As yields de Espanha e Itália caíram, as ações dos bancos europeus subiram (à exceção do BCP) e de forma geral, a perceção de risco dos investidores teve hoje direito a uma folga. E até é merecida, julgamos nós, porque o banho de sangue já decorria há uma semana sem parar, e doses assim tão elevadas são impróprias para cardíacos.
O DAX30 alemão, nossa referência bolsista para a Europa, num mês caiu quase 600 pontos: de 6500 para 5900. É obra, e foi quase tudo na última semana e meia.
Certamente motivado por receios dos investidores que venderam ações com medo e compraram de seguida bunds alemãs. Por aí se explica em boa parte a recente queda nas yields das bunds, que em algumas maturidades roçaram um juro negativo (coisa esquisita), o chamado flight to safety.


Hoje o DAX lá subiu 2%, ou 100 pontos, o que até nem foi mau.

O que questionamos é: o que está por trás desta folga? Já que nada de substancial foi anunciado?

Acreditamos que o banho de sangue terá sido o suficiente nestas últimas semanas para que os investidores acreditem que a classe política não ficará muda e quieta perante tanta destruição de pseudo-riqueza. A experiência colhida no passado bem recente fá-los inferir que desta vez não será diferente.
Acreditam que a única classe de gente no mundo que pode fabricar dinheiro não os dececionará desta vez.

Mais ninguém o pode fazer porque é crime punido em qualquer parte do planeta. Só os políticos o podem.
Poder até podem, mas não deviam... por inúmeras razões que já abordámos aqui no blog.

Mas ainda por outra razão adicional:
Porque agora fica tudo à espera e ninguém arrisca, qual subsídio de desemprego que faz o povo adormecer à espera que o envelope chegue a casa ou aos correios.

Tiago Mestre

1 comentário:

Anónimo disse...

Venham daí mais uns QE e LTRO... a farra continua. Qualquer dia 100 euros nem para comprar um rolo de papel higiénico baste.