29 de junho de 2012

Informação repetida não significa melhor informação. Até piora

Estivemos a espreitar o sítio do INE para interpretar os dados hoje divulgados por quase todos os media acerca do défice público do 1º trimestre, mas não encontrámos nada. Se algum leitor souber qual é a hiperligação e puder partilhá-la, agradecemos.

A fazer fé na informação de que o défice no 1º trimestre é de 7,9% do PIB, em comparação com 7,5% em 2011, podemos inferir que há efetivamente um agravamento, mas tal fenómeno não deveria espantar os media e os "especialistas" da nossa praça. A síntese orçamental que o Estado publica todos os meses já detetara este padrão em Abril.

Publicámos há uns dias um post com um gráfico onde esta tendência era já uma evidência. Voltamos a apresentá-lo para que não haja dúvidas:


O saldo até Março de 2012 (linha preta) é pior do que o de 2011 (linha azul). Isto foi revelado em Abril na síntese orçamental da DGO e significa que o défice piorou face a 2011
Se analisarmos o saldo até Abril, é ainda pior, já que a linha preta desce um pouquinho mais do que a azul.

Mas curiosamente é em Maio que a linha azul começa a cair a pique mas a preta mantêm-se com inclinação positiva. Com o não pagamento dos subsídios em Junho aos funcionários públicos é de prever que a linha preta não cairá de forma tão abrupta como a azul o fez há 1 ano.

Eis a nossa pergunta: Então porque é que hoje se falou tanto sobre um assunto que já foi revelado há 2 meses?

Especulamos que alguém tenha sacado a informação do INE e a tenha difundido. A notícia pegou e espalhou-se por todos os meios de comunicação.

Este é um caso evidente de como o escrutínio da informação que vem a público é quase NULO. 

É tão só informação com 2 meses e alguns dias de atraso.

Tiago Mestre

Sem comentários: