22 de junho de 2012

Helicóptero Ben e a União Soviética Europeia

Porque é que a planificação centralizada voltou a ser tão aplicada em todo o mundo?

Porque deve ser fascinante ter o poder de induzir e de manipular, vendo milhões de cidadãos a reagir em função das suas políticas.

Planificação centralizada é Poder, e Poder é testosterona, não tanto progesterona.

Ben Bernanke não ligou o helicóptero antes de ontem, e para agravar a situação, veio ontem uma agência (mais ou menos independente) cortar umas poucas de notações a vários bancos do planeta. Este corte obriga essas mesmas instituições a obterem capital (dinheiro fresco) para cobrir colaterais e garantias que se baseavam na notação X mas que agora é só Y.

É como termos a hipoteca de uma casa avaliada em 100 mil euros e esta garantir empréstimos que temos, mas agora dizem-nos que a cada só vale 80 mil, e para continuar a garantir as condições dos empréstimos temos que "arranjar" 20 mil euros para manter os empréstimos nas mesmas condições. É o chamado cash call. Boa sorte!

A planificação centralizada não é compatível com agências de rating que lançam notícias e avaliações a qualquer hora, contudo ninguém refuta as explicações dadas pelas agências para a queda de ratings. Pois...

Este tipo de liberdades concedidas a entidades privadas não é compatível com a tal planificação, e portanto é preciso sonegar e coarctar liberdades. E quem é que já se antecipou? A União Soviética Europeia, recorrendo à sua Duma em Bruxelas, sendo um dos responsáveis um proeminente eurodeputado português do CDP-PP (será o CDS um partido tendencialmente fascista? tal como o PCP é tendencialmente comunista?) Notícia aqui.

Pelos vistos só os libertários é que não vão na tentação do totalitarismo. Tudo o resto, na hora da aperto, resvala para a berma.

A manipulação centralizada de Ben teve ontem um revés. Como a dose ministrada não foi suficiente para induzir os junkies em "altas", estes revoltaram-se, inclusivé a malta das commodities:



Que grande mixórdia

Tiago Mestre

1 comentário:

Anónimo disse...

Tiago,

Não há agências mais ou menos independentes. Elas não são independentes. Se o fossem os EUA já teriam a classificação lixo.

O "anónimo"