30 de maio de 2012

A Quinta (parte 1 - A agricultura)

Prometemos há 2 semanas ao nosso mui estimado leitor Vivendi que faríamos um post com imagens da Quinta onde demos início a um projeto de agricultura há 2 anos.
Qual é o objetivo?
Menor dependência dos bens e dos preços que são "geridos" em mercados mundiais

Muito temos falado aqui no Contas sobre a necessidade de produzirmos mais e de importarmos menos. Com este post pretendemos dar o nosso exemplo.

Enquanto nos mantivermos no Euro e neste esquema de controlo de quotas de produção agrícola, a pequena exploração será sempre de difícil rentabilidade, mas por algum lado havemos de começar. Há muito para aprender na arte da cultura agrícola e animal, pelo que quanto mais cedo se começar, melhor.

Caso os mercados mundiais de bens primários entrem em sérias dificuldades e os preços subam vertiginosamente, uma exploração agrícola é sempre um amortecedor destas volatilidades.

Caso os mercados não sofram problemas de inflação de preços nem de escassez de bens nos próximos tempos, é sempre interessante explorar aquilo que é nosso, ajudando a reduzir as importações e tornando o país e a nossa comunidade mais sustentáveis:


Couves em pleno desenvolvimento

Courgette em formação

Couve já formada

Alfaces prontas para ir para o prato

Já se vêem os tomates...

Batatas quase prontas para se apanharem

Cebolas

Milho


Feijão a trepar


Faremos outro post com os animais

Tiago Mestre

Sem comentários: