16 de maio de 2012

O que tem a JP Morgan a ver com as dívidas soberanas europeias?

Num artigo espetacular de Chriss Street, lemos uma história linda de se contar:

Soube-se no final da semana passada que a JP Morgan anunciou um prejuízo de 2 mil milhões de dólares num conjunto de ativos em que tinha apostado. Nada se sabia acerca desses ativos e qual a razão para tão avultadas perdas. Jamie Dimon, CEO do banco, informou a comunidade que os prejuízos estavam relacionados com ações menos profissionais de alguns dos colaboradores, e que tais procedimentos seriam alterados, etc, etc. Pelos vistos é tudo conversa.

Aparentemente a JP Morgan percebeu que com o LTRO do BCE seria espectável que as obrigações soberanas aumentassem o seu valor e baixassem o juro. E porquê? Porque o BCE exigiu aos bancos LTRO que adquirissem obrigações como forma de colateralizar o empréstimo.

Jamie Dimon percebeu a jogada antes dos outros e investiu fortemente em produtos financeiros derivados das obrigações. Se as obrigações subissem de valor, Dimon ganhava, se baixassem, perdia. Até Fevereiro a aposta corria lindamente. Os mesmos que agora foram despedidos já imaginavam o bónus no final do ano.
Pois, mas entretanto chega a 2ª semana de Março, e a trajetória das obrigações voltava novamente à perda de valor e aumento dos juros.

A aposta saiu ao contrário, e reportar 2 mil milhões de perdas significa que apostaram em grande. E com que dinheiro? Diretamente da Reserva Federal com juros a 0,25%, patrocinado pelo povo americano.

As perdas foram aliás de 4 ou 5 mil milhões de dólares, mas através da venda de outros ativos derivados, lá reduziram para 2 mil milhões de dólares.

Este é um exemplo claro de como a manipulação central (BCE), com o seu LTRO, induziu os investidores a entrar na estrada tortuosa do price discovery, patrocinados por uma outra manipulação ainda maior, a taxa de juro irrealista de 0,25% que o FED exige a empréstimos ilimitados aos bancos de lá!

Esta manipulação de Ben Bernanke é uma espécie de LTRO made in USA, com caráter permanente

As justificações de Jamie Dimon, à luz destas revelações, consideramo-las como bullshit.


Tiago Mestre

3 comentários:

Vivendi disse...

Xiuuuu Tiago!!

Não destapes onde anda escondida a "inflação" americana. Eles não podem injetar o dinheiro diretamente na economia.

Tiago Mestre disse...

muito bem visto

Vivendi disse...

Foi algo que já me tinha intrigado à alguns meses. Com tanta impressão onde tinha ido parado o dinheiro e porque não havia grande crescimento da inflação.

Já no caso do Brasil a inflação é bem visível e o mais engraçado é que eles emitem papel para comprar dólares e assim o real sofre uma desvalorização... Era preferível ao menos emitir dívida pública. Mas a preocupação é grande em desvalorizar para aumentar as exportações.