28 de maio de 2012

Bankia Deja vú (Parte 3)

A julgar pela desconfiança dos investidores nas ações do Bankia, que já estiveram a cair mais de 25% esta manhã, algo não está a correr bem na negociação entre Madrid e Bruxelas acerca deste resgate que o governo espanhol quer fazer ao Bankia.

Aparentemente, o EFSF e o ESM são para financiar dívidas públicas, e não bancos. Alguma ideia os burocratas arranjarão para contornar este obstáculo, já que a Espanha não pode ir sozinha ao mercado de dívida obter 19 mil milhões de euros assim sem mais nem menos. Os juros a 10 anos ultrapassam os 6,5% no mercado secundário. Precisa de ajuda, e será o ESM e o EFSF a proporcionar a almofada, acreditamos nós.

Mas pensamos que muitos investidores já não acreditam na conversa, mesmo com o EFSF e o ESM em ação. Estão fartos de tanta aldrabice e de tanta mentira, e desde que os burocratas decidiram o perdão unilateral da dívida grega em que os privados "parolos" ficaram a perder e os outros a ganhar, já pouca gente se interessa por ativos tão arriscados como as dívidas soberanas da periferia europeia.

A fuga de capitais no Bankia deve continuar a todo o vapor, e daqui a umas horas o resgate de 19 mil milhões poderá já não ser suficiente. É a loucura..

Tiago Mestre

Sem comentários: