8 de maio de 2012

Pensionistas dos fundos de pensões "transferidos" para o Estado em 2010 e 2011 já provam o sabor da austeridade!

Para quem não nos seguiu em 2011, publicámos aqui e aqui a nossa visão sobre a transferência dos fundos de pensões PRIVADOS para a esfera pública da Segurança Social que ocorreu em 2010 e 2011.

Sabíamos que esta decisão se prendia apenas com necessidade de cobrir o "buraco" do défice. O dinheiro foi todo gasto para cobrir despesas correntes.

Pergunta: E as pensões que é preciso pagar no futuro às pessoas que descontaram para este fundo?

Resposta: Bom, isso depois logo se vê!

Sabíamos também que as dificuldades orçamentais que o governo teria e terá em 2012, 2013, 2014 e por aí fora, obrigariam a cortar na despesa, nomeadamente nas pensões.

Pergunta: E haverá tratamento igual ou diferente para com estes que "aceitaram" a transferência dos seus fundos?
Resposta: Aparentemente o tratamento seria diferente face aos restantes pensionistas, porque foi dinheirinho que as pessoas juntaram e que nada tinha a ver com a segurança social.

Pois, soubemos hoje que pensionistas destes fundos privados públicos com reforma superior a 1100 euros não receberão o 13º e 14º mês.
E porquê? Porque segundo o ministério das finanças, não há razões para terem um tratamento diferente dos restantes pensionistas..  COMO?

Para todos os mutualistas destes fundos de pensões que viram o seu dinheirinho ser entregue ao Estado, temos 2 palavras para vós: FORAM ENGANADOS!

Para todos aqueles que de boa fé entregaram as suas poupanças PRIVADAS ao Estado, julgando que estavam a ajudá-lo sem rompimento dos contratos, benvindos ao novo regime político que vigora em Portugal: CLEPTOCRACIA.

Confisco puro e duro.
Mas a brincadeira não parará por aqui. Mais cortes surgirão.

Nunca se esqueçam que as pensões e subsídios ultrapassam hoje mais de 35 mil milhões de euros de uma despesa total estatal de 85 mil milhões. Serão as pensões a levar os cortes mais significativos nos próximos anos. As pensões mais altas serão "guilhotinadas", literalmente! Vão levar todos por tabela!

LAMENTAMOS O QUE IRÁ ACONTECER AOS VISADOS, MAS COMO BLOG BEM INTENCIONADO QUE SOMOS, FIZEMOS O QUE PODÍAMOS AO EVIDENCIAR OS PERIGOS SUBJACENTES A ESTE TIPO DE OPERAÇÕES FINANCEIRAS.
PRESTÁMOS SERVIÇO PÚBLICO, ESTAMOS DE CONSCIÊNCIA quase TRANQUILA!

Lamentamos também que o radar mediático tenha ficado totalmente à margem do escrutínio deste tipo de operações financeiras. Apenas disseram que os fundos seriam transferidos, e pronto, ponto final..

Tiago Mestre

1 comentário:

Filipe Silva disse...

É uma vergonha, é imoral.

Estes nunca deviam sofrer cortes, querem poupar cortem aos pensionistas do Estado.

Em vez de cortarem nas PPP e na despesa não produtiva (institutos, fundações, observatórios, etc..), cortam nos mais "fracos".

Este governo não tem credibilidade nenhuma, este e todos os políticos.