8 de maio de 2012

BANKIA - esse grande aglomerado de Cajas falidas

Mais dinheiro dos contribuintes espanhóis e europeus a entrar para a salvação de bancos:

http://economia.publico.pt/Noticia/governo-de-espanha-admite-saneamento-do-bankia-e-acalma-depositantes-1545221

A malta não aprende mesmo.
Os governantes estão totalmente apavorados com as consequências dos seus atos nos mercados de capitais. Subordinações destas perante entidades "abstractas" significa que foram os governantes a promover o caos financeiro, nomeadamente com o aumento EXPONENCIAL das suas dívidas públicas e da promoção das dívidas privadas.
Os bancos viram oportunidades de negócio inimagináveis com negócios inflacionados pelo Estado, como o mercado de obrigações e até mesmo o mercado imobiliário. Atiraram-se todos de cabeça, claro!

Esqueceram-se que por detrás de uma grande rentabilidade esconde-se sempre um grande risco.

Agora estão todos falidos porque a suposta rentabilidade vinha de ativos que valiam x há 3 anos e agora valem x, mas a dividir por 10 ou por 100 ou por 1000.

O quadro abaixo explica esta enorme necessidade dos políticos em agradar aos mercados para garantir financiamento para as suas despesas, que estão MUITO  acima das receitas geradas pelo seu país.


Não batam mais nos mercados, por favor, até porque de nada serve para resolver o que quer que seja.

Foquem-se antes nas políticas de despesa promovidas pelos governantes durante décadas e nas suas projecções irrealistas de que o PIB cresceria sempre em direcção ao infinito. Tudo era possível e o céu era o limite. Oops!

Tiago Mestre

Sem comentários: