1 de setembro de 2012

Napoles, a suja

Caros leitores e leitoras, numa visita recente à cidade de Napoles, ficamos literalmente abismados com o que se passa naquela cidade.

Parece que trabalhar em Napoles de forma seria e honesta é coisa rara.

As ruas estao cheias de pessoas que, ou vendem objetos de forma ilegal (iPad's é a ultima moda), ou entao "arrastam-se" de um lado para o outro.

Com o calor e a humidade a fazerem das suas, toda a gente anda na rua. As mulheres exibem os filhos, e os adolescentes, tanto eles como elas, passeiam-se de scooter por ruas minusculas como se circulassem numa auto-estrada.

O lixo e a sujidade acumulados em toda a cidade tornam-na um antro de bicharada. Em alguns locais mais problematicos, as autoridades recorrem a veneno, espalhando-o pela rua para evitar males maiores!!

Torna-se evidente que esta cidade ou vive do expediente ou vive do subsidio.

Mario Monti tera um problema para resolver quando começar a cortar nos subsidios e no aumento de impostos, sobretudo no Sul de Italia. O pessoal simplesmente nao ira aceitar tais cortes.

Direta ou indiretamente, os napolitanos parecem estar todos dependentes do apoio estatal, na medida em que negocios legitimos sao poucos, e quem quer ser honesto prefere sair da cidade, como nos contou um rapaz numa loja de venda de roupa.

Passar um dia em Napoles é como viver um filme onde fazemos parte do elenco como figurantes:






Tiago Mestre

1 comentário:

Vivendi disse...

A cultura, sempre a cultura!

Continuação de boas férias.