10 de outubro de 2011

Thomas Sargent - Prémio Nobel da Economia 2011

Caros Leitores e Leitoras, soubemos hoje de manhã que o economista Thomas Sargent foi laureado com o prémio Nobel da Economia de 2011.

Este economista não nos é estranho já que várias vezes foi referido pelo historiador inglês Niall Ferguson nos meios de comunicação, elogiando o seu trabalho. Tivemos oportunidade de ver em tempos uma apresentação sua no youtube, realizada a 10 Fevereiro de 2010 no London School of Economics.




Apesar de não ser fácil compreender alguns dos temas abordados devido ao vocabulário técnico inglês, ficámos positivamente impressionados pela perspectiva histórica que apresenta, pela sua humildade em reconhecer a dificuldade que é estabelecer qual o modelo económico e financeiro mais apropriado para cada país, e ainda, deixando implícito que considera heróis aqueles governadores de bancos centrais que, fiéis aos seus princípios, não imprimem dinheiro para salvar as dívidas que os políticos e banqueiros irresponsavelmente criam.

Aqui no Contas, essa é também a nossa posição ideológica, e congratulamo-nos que seja reconhecido a homens e mulheres que a defendem por instituições de renome mundial!

O outro laureado, Christopher Sims, é (ainda) um desconhecido para nós.



Tiago Mestre

Sem comentários: