13 de outubro de 2011

Que soluções para mim e para ti? (Parte 1)

Caros leitores e eleitoras, começamos hoje a disponibilizar algum do conhecimento que tenho vindo a adquirir sobre técnicas de agricultura numa exploração familiar que possuo, no sentido de cativar os leitores e as leitoras para se iniciarem numa actividade ainda pouco entendida pela sociedade em geral, sobretudo nos meios urbanos.

A agricultura, sendo uma actividade ancestral, está cheia de segredos, truques e muitas formas de fazer a mesma coisa. Os resultados não são imediatos nem constantes porque há muitos factores que influenciam o desenvolvimento das culturas.



Para iniciar esta série de posts, começaremos pela bem mais essencial: a terra.

O tipo de terra que possuímos em Portugal varia bastante, consoante a localização.
Para uma agricultura equilibrada e em pequena escala, é necessária uma terra que seja fácil de trabalhar e que possua os nutrientes e restantes atributos para que as culturas se desenvolvam com normalidade. Dessa forma, sugerimos que se opte por terras de cor escura e com poucas pedras: 





As terras mais vermelhas/barrentas são bastante férteis mas difíceis de trabalhar, tanto molhadas, como secas, exigindo muitas vezes meios mecânicos para o fazer:





As terras arenosas são muito fáceis de trabalhar mas pecam por escassez de nutrientes.

Uma forma de compensar alguma falta de fertilidade consiste em adicionar adubos, biológicos ou industriais. Existe uma variedade enorme de adubos produzidos industrialmente, mas para quem prefira adubos mais biológicos, o estrume de animais é bastante adequado.
Tendo uma pequena criação de animais (galinhas, patos, 1 ou 2 borregos ou 1 suíno, por exemplo) é possível produzir estrume em quantidade considerável, tendo para o efeito que preencher a área onde o animal vai estar com bastante caruma, "forrando" o mais possível o pavimento. A caruma apanha-se em qualquer pinhal. Todas as "descargas" do animal são totalmente absorvidas, evitando-se locais encharcados, cheiros, moscas e doenças. Beneficiam-se assim as condições higiénicas da criação e a fertilidade do terreno que se quer cultivar.






Como também se vê pela fotografia, quando há excesso de produção agrícola, os animais são excelentes consumidores de hortícolas e frutas, com vantagens depois na qualidade da própria carne.

Uma sugestão para anular locais encharcados, sobretudo para suínos, será instalar bebedouros próprios para o efeito, ligados a uma canalização de água com pouca pressão, abaixo de 1 bar. Possui também a vantagem de não ter que se preocupar em dar água ao animal. Mostraremos fotografias quando publicarmos um post sobre este assunto.

Se o post for do teu agrado, não hesites em comentar.



Tiago Mestre

Sem comentários: