26 de outubro de 2011

Burocratocracia, ou apenas burocracia

Caros leitores e leitoras, supostamente hoje é um dia decisivo para a aprovação de um plano de reforço do EFSF, que já tinha sido expandido há 2 semanas. Este novo plano, segundo percebemos, terá que ser aprovado no parlamento alemão, o Bundestag, e logo à noite merecerá a aprovação pelos líderes da zona Euro.

E perguntamos nós: mas alguém sabe que plano de reforço é este? E sobre quem incidirá o esforço de o liquidar? É que o BCE já não tem condições para se chegar à frente e a própria Alemanha já o afirmou que está contra o envolvimento do BCE neste novo plano.

Quer dizer que o plano dos "planos", que supostamente irá "resolver" os problemas da UE nem sequer é conhecido pelos europeus, muito menos sujeito à aprovação por estes e com grande probabilidade de que a responsabilidade de o liquidar seja... dos contribuintes europeus.

Aquando da votação do novo EFSF na Eslováquia, escrevemos que lentamente os líderes europeus, sem verdadeiramente se aperceberem, estariam a tornar a União Europeia numa plutocracia exigindo aos governos nacionais que fossem cleptocráticos com o seu povo. Essa visão reforça-se com este tipo de posturas políticas, e já agora fica aqui a nossa contribuição para o enriquecimento do vocabulário português, com o termo "Burocratocracia". Pensamos que este termo também se enquadra no modus operandi das instituições europeias. Veremos o que sairá hoje da cimeira/jantar - nada se decide com barriga vazia.



Tiago Mestre

Sem comentários: