5 de outubro de 2011

Ben Bernanke - Presidente do FED - a casa dos estímulos

Caros Leitores e Leitoras, caso tenham lido as edições online do Jornal de Negócios e do Diário Económico de ontem à tarde, ambos colocam a mesma notícia com algum destaque:

Jornal de Negócios: " Fed preparada para tomar mais medidas para suportar economia"

Diário Económico: " O Presidente do FED sinalizou hoje que poderá tomar medidas adicionais para estimular a economia americana"

Compreendemos que o acto jornalístico deva ser correcto e rigoroso, correlacionando os factos com as notícias, mas infelizmente quando se limitam a ecoar as divagações do Presidente da FED, não se apercebem que estão a amplificar testemunhos, que, em boa verdade não estão provados, a saber:

Não está provado que a Reserva Federal ao imprimir dólares, ao comprar obrigações do Tesouro ou emprestando a quase 0% aos grandes bancos americanos esteja verdadeiramente a estimular a economia. A Reserva Federal tem como objectivo controlar a emissão de moeda, regulando a inflação e consequentemente os preços de bens importados, exportados ou produzidos e consumidos em solo americano. Desde há alguns anos que a Reserva Federal decidiu imiscuir-se na manipulação dos mercados, baixando artificialmente as taxas de juro, comprando obrigações do Tesouro para manter as "yields" baixas, emprestando sem critério a quem lhe peça dinheiro, enfim, um rol de asneiras que se apelidam como "estímulo" à economia. Os magros resultados que a economia americana demonstra em 2011 significa que as toneladas de estímulo que a Reserva Federal despejou no mercado apenas serviram para especulações, investimentos duvidosos, expansão monetária e crescimento desmesurado de bancos americanos e europeus. Os fundamentos da economia americana nunca estiveram tão mal como hoje desde há muitas décadas,comprovando-se pela taxa de desemprego, Taxa de inflação e no crescimento do PIB. Atenção que também estes dados são massajados pelo governo. É preciso procurar quem verdadeiramente faz os cálculos sem recurso a criatividades financeiras e outras: http://www.shadowstats.com


Citando Thomas Sowell: "A riqueza é criada quando, dadas as circunstâncias, as pessoas sabem o que fazer, como fazer e possuem a liberdade para o fazer."

Fazemos o nosso apelo aos leitores e leitoras do Contas Caseiras para que relativizem estas notícias.

Tiago Mestre

Sem comentários: