1 de novembro de 2011

A realidade nem chegou a instalar-se e já se entrou no modo de pânico

Caros leitores e leitoras, se na semana passada ouve uma euforia em torno dos mercados de acções, a transição para o pânico foi tão rápida que mal deu tempo para a realidade se impor pelo menos durante alguns dias. Nos mercados de acções assiste-se hoje ao esvaziamento da bolha que ocorreu nos últimos dias com a tal euforia que tomou os mercados após a cimeira. As acções dos bancos registam hoje perdas bem acima dos 5%, com grandes bancos franceses a perderem 10%. Isto é o que acontece quando os investidores se baseiam na manipulação política sobre as pseudo-soluções que são apresentadas em cimeiras, em conferências de imprensa, em declarações públicas e até em declarações de rua.
Não culpo os investidores, na medida em que estão cá para ganhar dinheiro e tentar enriquecer, como qualquer cidadão, mas os políticos, esses, não dá para perdoar. É muita aldrabice compactada em tão pouco espaço de tempo.



A juntar a tudo isto temos o anúncio de que o governo grego quer realizar um referendo acerca do novo plano de resgate/austeridade !
Mais uma vez parece-nos que tudo isto trás água no bico, na medida em que este resgate foi negociado em Bruxelas com um pacote de austeridade agarrado, houve aprovações nos parlamentos dos países da UE para custear esse resgate, ocorreu a cimeira da semana passada que aprovou esse mesmo plano de resgate/austeridade e em que se decidiu também que a dívida grega terá que ser perdoada em 50%. Paralelamente, o governo grego desmultiplicou-se em declarações à imprensa e ao seu parlamento de que este era o caminho a seguir, a bem da Grécia e da Europa... e agora? renegam tudo o que disseram e fizeram no passado recente e subitamente dá-lhes um ataque de acção democrática? É esquisito.


Última nota: no mercado de crédito (obrigações) a euforia nunca chegou a ser exuberante e a realidade rapidamente tomou conta dos investidores logo após a cimeira. Os preços das obrigações começaram logo a descer na sexta-feira, dando os motivos aos políticos para que o BCE adquira obrigações no mercado secundário das dívidas mais problemáticas.

Veremos como corre o resto do dia das Bruxas na Europa
.
E já agora vamos ficar a contar o tempo até vir algum líder europeu dizer qualquer coisa para ver se acalma os mercados.



Tiago Mestre

Sem comentários: