23 de novembro de 2011

Produtores, uni-vos! - Sugestão de hoje - micro-produção caseira de morangos

Caros leitores e leitoras, conforme explicámos no post de há 2 dias, é importante para todos nós percebermos que quando o crédito bancário internacional se extinguir para Portugal, ficaremos entregues à nossa sorte. Até lá, fenómenos como inflação acelerada e redução brutal do poder de compra tornar-se-ão comuns no nosso dia-a-dia.

Existem produtos financeiros que protegem os investidores deste tipo de cenários adversos, como são o caso da aquisição de metais preciosos, investir em Credit Default Swaps, apostar short nas dívidas soberanas de países como o Japão e até os Estados Unidos ou até adquirir acções de empresas mineiras ou produtoras de bens alimentares. Mas estes produtos são sofisticados e sempre arriscados, ficando quase reservados para quem estuda e trabalha neste sector há muito tempo.

Para o cidadão comum que tenha um mínimo de fundo de maneio, sugerimos que apostem em formação nas seguintes áreas::
1. Produção de bens alimentares em pequena escala
2. Produção de bens industriais de pequena dimensão com enorme utilidade e
3. Possuir conhecimentos na reparação e beneficiação de máquinas e equipamentos.

Sugestão de hoje:

PLANTAÇÃO DE MORANGOS em vasos de plástico, em caixas de esferovite ou em garrafas de água de 5 litros. Basta encher com terra e regar manualmente caso não seja possível com água da chuva. Esta operação pode ser realizada no quintal, na varanda do prédio ou junto a uma janela com maior exposição solar. Este é o mês indicado para a plantação. É possível adquirir pés de morango num qualquer mercado de rua, sendo que os da província serão os mais adequados. Entre Abril e Agosto verão os frutos desta aposta quase sem custos.

Tiago Mestre

Sem comentários: