16 de agosto de 2012

A nova normalidade no petróleo


Chegámos a ouvir "especialistas" em petróleo, tanto portugueses como internacionais, a exigir que os preços deveriam descer. Para suportar este pressuposto alegavam que teríamos muita produção a entrar online e um aumento do consumo agarrado a um PIB mundial que cresceria 5% ao ano.
Errado!

Para ajudar à festa, esqueceram-se que o petróleo é adquirido em dólares e em euros.
E quem manda nos dólares e nos euros? Já todos sabemos.

Anda dinheiro a mais a perseguir petróleo a menos.
Resultado?
A nova normalidade!

Tiago Mestre

1 comentário:

Fernando Ferreira disse...

Bom post!

A verdadeira razao porque o preco do petroleo esta tao "alto" e' simples: E' porque os governos do mundo continuam a imprimir dinheiro-papel a partir do nada e isso faz com que o poder de compra do dinheiro seja cada vez menor. Logo, sao precisos cada vez mais dolares, euros, yenes, libras esterlinas, etc. para comprar o mesmo barril de petroleo.

A unidade barril de petroleo WTI esta ligada ao ouro e valia, em Marco de 2012 Au0,0602 oncas de ouro. Ora desde Janeiro de 1971 ate hoje o preco medio do barril WTI foi de Au0,0732 oncas de ouro, o que significa que o preco do petroleo hoje esta ABAIXO da media dstes ultimos 41 anos.

Entao porque e' que o preco do petroleo (e da gasolina) esta' tao alto? E' por causa deste ou daquele conflito? E' por causa deste ou daquele acontecimento climaterico? E' por causa do Irao, do Iraque, da Libia? E' por causa da OPEC, que mantem os precos altos?

Nada disso: o preco do petroleo esta alto exactamente porque desde ha 41 anos a esta parte, desde que os EUA sairam do padrao-ouro, todos os governos do mundo, sem excepcao, imprimiram dinheiro feitos doidos, destruindo completamente o poder de compra. So nos EUA, o poder de compra de 4 centimos em 1971 equivale ao poder de compra de 1 dolar em 2012. Uma perda de 96% do valor de 1 dolar.

Querem o culpado pelos precos elevados? Olhem para os politicos e para a sua belissima "politica monetaria". Continue-se a conceder-lhes o poder de imprimir dinheiro que os aumentos nunca irao parar.

Cumprimentos!