5 de agosto de 2012

Ainda mais manipulação no mercado de trabalho. Não chega o que já temos?

Sendo este governo tendencialmente "amigo" da economia privada e desejoso de não se intrometer na vida privada de cada cidadão, já começa a estar na hora de apresentar reformas que nos guiem nesse sentido.

Continuar a empilhar asneiras em matéria de política económica, umas em cima das outras, é que já não há pachorra.

Já se percebeu que o Estado, ao ter entrado no mundo do mercado privado há umas décadas, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, criou as condições para que a distorção no mundo laboral tomasse forma, tendo chegado ao ridículo de hoje os IEFP serem mais Centros de Desemprego do que qualquer outra coisa.

A criação de subsídios de desemprego com duração e montantes exagerados começa a ter os dias contados (e ainda bem), mas apenas porque não há dinheiro, ou seja, a filosofia não se questiona. E por falar em filosofia que não se questiona, a manipulação do mercado de trabalho pelo setor público continua a marcar pontos:


Caro sr. ministro, se a manipulação do setor público para com o privado tivesse dado resultado, há muito que o desemprego teria sido eliminado da face da terra e todos os que tinham entrado na miséria já de lá teriam saído. Não foi isso que aconteceu, foi EXATAMENTE O OPOSTO.

Não insista em reforçar as mesmas políticas que nos levaram até este estado deplorável de desemprego de 20% com a esperança de que terá resultados diferentes no futuro. Simplesmente não funciona, porque para políticas bem intencionadas há sempre consequências indesejadas. O próprio caminho para o Inferno é feito de boas intenções.

Adam Smith escreveu em 1777 na "Bíblia" económica: a "A Riqueza das Nações", que nos países onde o capital é distribuído em atividades reprodutivas, todos enriquecem, e quando o capital é distribuído para ociosidade, o declínio é inevitável.

Se o povo português que está no ativo já se revolta com gente que recebe subsídios sem fazer nada, então o que dizer agora do pessoal que irá receber dos 2 lados.

Ninguém quer descontar, todos querem usufruir.

Tiago Mestre

3 comentários:

Vivendi disse...

Deixar as pessoas levantarem-se na vida empreendendo e criando é que era bom, claro que só sem impostos e isso eles não estão a fim. O estado tem de continuar a ser socialista.

Ser empreendedor é missão quase impossível em Portugal.

Filipe Silva disse...

Boas Tiago.

Este governo é pró iniciativa privada?

Em Retórica até é capaz de ser, na realidade é tão socialista como os anteriores.

A distorção que o Estado cria no mercado de emprego é Brutal, não é apenas com estas engenharias, o programa impulso jovem (penso que é assim que se chama) desvirtua completamente o mercado de trabalho.
Já no tempo do Sócrates o estado deu subsidios a quem contratasse jovens (estágios profissionais) o que se verificou foi que mal acabam os subsidios o jovem vai para a rua.
Estas medidas são para mostrar serviço, para dizer que estão a fazer alguma coisa(coisa tipica de politico).

Algo que me fascina é o Gaspar, vi entrevistas li algumas coisas que escreveu, sempre foi contra estes esquemas, e agora é proponente do que criticava, se fosse EU no seu lugar, demitia me.

Penso que Portugal não tem salvação, enquanto não queimar a constituição, e fazer algo de jeito, uma verdadeira constituição ao Serviço das pessoas, não "dando" tudo, mas defendendo o seu direito de alcançar a sua felicidade por meios que entender.

A sociedade é profundamente socialista, muitas das coisas que o socialismo defende, não sou contra, a solidariedade, o ajuda ao próximo, etc...
Sou contra a coerção, a obrigação de ter de prescindir de parte do meu rendimento porque uns cidadãos decidem que tem de ser assim.

Cada vez mais sou contra a democracia que temos, não passa mais do que uma tirania de um punhado de empresarios de mao dada com um punhado de politicos.

Existe algum país livre no mundo?

Penso que não, o grande bastião de liberdade, já o deixou de ser há muito, hoje deve ser dos piores, o que aconteceu aos USA?
O estado cresceu de forma desmesurada .

O planeamento central é rei e senhor do mundo.

Vivendi disse...

capitalismo de estado & sistema financeiro bancário

Uma combinação explosiva!!!