Ben Bernanke conseguiu, mais uma vez, enganar o planeta inteiro, única e exclusivamente com a força das palavras.
Com as várias reuniões que teve no último mês e respetivas aparições públicas, conseguiu criar a esperança de que mais cedo ou mais tarde a Reserva Federal irá fazer qualquer coisa para impulsionar os mercados.
O termo " We will do whatever it takes" ganhou uma tal projeção na mente dos investidores que os levou a adquirir ações antes da Reserva Federal, na esperança de que esta as adquirisse mais cedo ou mais tarde.
Os líderes europeus, com vários meses de atraso, perceberam a força do termo e agora não querem outra coisa.
Parabéns a Bernanke pela mestria em manipular os mercados sem gastar um cêntimo, contudo há aqui um senão:
Acreditamos que o preço a que as ações estão hoje incorpora este sentimento bullish de que a Reserva Federal irá fazer qualquer coisa.
Ben Bernanke, se não quiser abrir os cordões à bolsa, terá que continuar a simular, dissimular, evadir-se em lirismo e continuar a alimentar a esperança dos investidores, caso contrário a porta do inferno abrir-se-á mesmo à sua frente.
Veremos até onde a farsa vai.
Desde o início de Junho (2 meses) que o Dow Jones levitou sem nenhum fundamento técnico:
Os indicadores económicos americanos deterioraram-se imenso e os lucros das empresas do índice Dow Jones estão abaixo das espectativas e dos respetivos valores homólogos.
Tiago Mestre
1 comentário:
O pessoal esquece-se que o Bernanke só vai entrar efectivamente em acção com o mercado em valores muito abaixo do que está, só depois de uma queda forte e depois de muitos patinhos terem as contas no vermelho... digo eu...
Enviar um comentário