9 de agosto de 2012

Cavaco Silva entristece-nos



Meu caro Presidente doutorado em economia:

Se é para comprar dívida, então qual deverá ser esse valor?
50 mil milhões, 100 mil milhões? Toda?

E quanto aos outros países aflitos?
Espanha: 400, 500 mil milhões?
Itália: 800, 900 mil milhões?

Já vamos em 2,5 triliões, ou biliões de euros, em bom português.

O BCE possui capitais próprios de 80 mil milhões de euros, e já vai com ativos no seu portfolio de 2,8 triliões de euros, nomeadamente dívida soberana considerada tóxica pelos investidores, dando uma alavancagem de 35x, rácio que caracteriza um banco totalmente especulativo e tecnicamente insolvente ao primeiro tropeção.

Se o BCE um dia quiser vender parte ou todo deste portfolio de "merda", desculpem-nos a expressão, as perdas serão tais que os 80 mil milhões de capital próprio serão imediatamente eclipsados.

Se somarmos aos 2,8 triliões atuais, mais 2,5 triliões que os líderes europeus imploram que se faça, dispensamos mais esclarecimentos técnicos, porque transitamos do surreal para o cúmulo do ridículo.

A matemática deixa de fazer parte deste exercício e a lógica é substituída pela pura irracionalidade.

E já agora, com que dinheiro é que vai adquirir toda esta dívida imensa que sugere?
Com mais impressão de dinheiro, claro! Que solução espetacular.
Porque é que não se lembraram dela mais cedo? Resolveriam os problemas todos da Europa num ápice. Sugerimos uma visita ao Zimbabué para colher boas práticas.

E já agora, o que dizer acerca do Artigo 123º do Tratado de Lisboa, que proíbe o recurso ao BCE para liquidar dívida soberana e outras aldrabices que tais?

Escrever estas "tretas" no Facebook é enganar deliberadamente a população e fazê-las de parvas, jogando com a sua ignorância, as suas espetativas, e colher frutos eleitoralistas pelo meio.

Não são afirmações de estadista, mas sim de um político que joga consoante sopra o vento.
Não havia de valer, sinceramente.

Tiago Mestre

4 comentários:

Vivendi disse...

Excelente!

Cavaco é um demagogo. Para ele até dá jeito o BCE a imprimir, o cunhado dele pagaria mais rápido o pavilhão atlântico.

Fico parvo como pode Portugal estar entregue a políticos de tão baixo nível.

Manuel Galvão disse...

O problema é que existe uma região do mundo que usa uma moeda mas que não tem Banco Central que regule essa moeda. Tem um BCE que não é carne nem peixe.

Isso é que é surrealista. Ou talvez não, pois dá-se o caso de existir uma moeda chamada dólar, que em tudo manda...

Fernando Ferreira disse...

Manuel Galvao,
O dinheiro nao foi inventado pelos politicos nem pelos bancos centrais. Muito antes de existirem estados ja se usava dinheiro para trocas de bens e servicos.

Isto para dizer que os males do mundo vem, exactamente, dos politicos controlarem esta forma de dinheiro-papel que hoje em dia usamos.

E' este sistema monetario mundial baseado neste dinheiro-papel, que pode ser criado em quantidades ilimitadas, para satisfazer o despesismo incontrolado dos politicos e para financiar guerras (sem dinheiro-papel e capacidade de taxar os cidadaos, nao haveriam guerras), que esta na ultima fase do seu colapso - a monetarizacao das dividias.

Os politicos continuam a achar que se imprimirem so mais um bocadinho de dinheiro, todos os problemas vao ficar resolvidos. Infelizmente para eles e para nos todos, nao vai ser assim. Imprimir mais dinheiro so' vai adiar mais um pouco o grande estoiro e vai fazer com que o estoiro seja ainda maior. Os politicos nao se importam do estoiro, so se importam que o estoiro nao acontece durante os seus mandatos.

Cumprimentos!

Vivendi disse...

Corroborando as palavras do Fernando Ferreira sugiro a visualização deste comentário para se perceber como funciona o dinheiro:

Os mestres do dinheiro

http://vivendi-pt.blogspot.com/2012/02/os-mestres-do-dinheiro.html