28 de abril de 2012

União de Leiria - um dos muitos maus exemplos da classe empresarial portuguesa

Caros leitores e leitoras, temos ouvido ultimamente declarações da direção do União de Leiria, pela voz do seu presidente demissionário, João Bartolomeu, que assustam qualquer alminha mais arreigada a valores mínimos de decência.

... sobre a vontade coletiva dos jogadores em querer rescindir o contrato de trabalho com o clube por atraso de 4 meses no pagamento dos salários, eis as brilhantes declarações do presidente demissionário:

"...Não percebo essa atitude por parte dos jogadores. O U. Leiria não é o único clube com salários em atraso."

Para quem nos lê e tem pouco contacto com a classe empresarial portuguesa, é bom que "acorde" e perceba a falta de escrúpulos e de sentido ético que graça nesta classe.

Não se assustem com esta afirmação. Sempre foi assim nesta classe, contudo, em períodos de prosperidade, todas estas falhas morais eram compensadas pelo aumento e pela transferência de riqueza por toda a hierarquia. Todos estavam felizes. Só em períodos de declínio económico é que estes comportamentos se revelam em todo o seu esplendor, qual icebergue que vê o nível de água diminuir.

Ainda hoje o presidente do sindicato dos jogadores relatou no jornal da TVI que a União de Leiria recebeu esta semana avultadas quantias de dinheiro fruto de negócios previamente firmados e nem uma palavra sobre o destino dessas verbas. Para pagar salários em atraso é que não foi. Chegou a sugerir que estas transferências financeiras eram mais um caso de polícia do que outra coisa.

A má moral e a ausência de regras na gestão de clubes de futebol foi sempre uma constante, e para mal dos nossos pecados, essa má moral foi sucessivamente premiada pelos nosso governantes, concedendo toda a espécie de perdões fiscais como o plano Mateus, o esquema do totonegócio, a denominação coletiva de SAD's, etc, etc.

Sem termos provas, acreditamos que a gestão destes clubes por sucessivos dirigentes ao longo de décadas serviu de fachada para muitos negócios duvidosos a par de uma vontade insane de querer obter melhores jogadores recorrendo a um conjunto de mecanismos financeiros que certamente envergonham muitos consultores de grandes bancos de investimento mundiais.

E qual foi o resultado de toda esta extravagância criativa?

1. 80% dos clubes estão atrasados no pagamento de salários, segundo palavras do presidente do sindicato
2. O atraso no pagamento de impostos ao Estado deve seguir a mesma percentagem, especulamos nós.
3. Clubes como o Sporting, com capitais próprios negativos ainda estão no ativo, quando já deveriam ter declarado insolvência e consequente nomeação de administrador judicial.

Ainda esta semana a SAD do Sporting voltou a "pedir" aos sócios que aprovem mais um empréstimo de 120 milhões de euros que cubra dívidas anteriores, respetivos juros, prejuízos do exercício de 2011 e certamente dos deste ano e de próximos. O SPORTING já nem deveria existir com a atual estrutura societária. Ou alguém compra o clube e repõe capitais próprios e capital social, ou então, hasta la vista!
Quem terá sido a entidade bancária suicida que emprestou esta enorme quantia de dinheiro?

Ai se as regras fossem para valer...
É nesta "sopa" de comportamentos anti-capitalistas, anti-éticos e anti-morais que dificilmente se reconhecerá alguém decente no meio de tanta vilanagem.

Tiago Mestre

4 comentários:

Vivendi disse...

Vais agora entrar em caminhos obscuros? hehehehe

Pão e circo. É a máxima Tiago.



Já que estás em mudanças de visual no blog.

2 sugestões:

elimina os caráteres para se publicar comentários

e deixa visível algures pelo blog os comentários recentes


abraço.

Tiago Mestre disse...

vivendi, e como elimino essa obrigatoriedade dos caracteres? São chatos, sem dúvida!

Tiago Mestre disse...

já consegui eliminar os caracteres. sobre os comentários, já introduzi. Obg pela sugestão.

Estou à espera dos filmes no teu blog para os comentar. Aguardo indicações!

Vivendi disse...

Envia o texto para o e-mail.

vivendijr@gmail.com


Quero que o teu comentário tenha bom destaque pois vou referenciar o teu blog no post.