27 de fevereiro de 2012

ISDA - acrónimo a reter

ISDA - International Swaps and Derivatives Association

Pouca gente conhece esta instituição, contudo o seu poder ultrapassa o de muitos governos soberanos.
A ISDA entre muitas outras coisas "regula" os contratos dos Credit Default Swaps (CDS) e determina se certos eventos de crédito se podem considerar como incumprimentos.

Se a ISDA determina que não há incumprimento, mesmo que tenha havido reestruturação da dívida, os detentores dos CDS não poderão reclamar o seguro.

Aguardamos esta semana se o evento de crédito da Grécia será considerado como incumprimento. Nós aqui no Contas já adivinhámos a resposta: não será declarado incumprimento! E porquê?

Porque o ISDA é "gerido" pelos principais bancos mundiais e foram estes que venderam milhões de contratos CDS ao planeta inteiro.
Como um incumprimento de dívida soberana era inimaginável até há 2 anos, foi vender até fartar, e agora que o incumprimento está prestes a acontecer, há que assegurar que tal evento não seja declarado incumprimento.

Para se perceber a aldrabice gigantesca que foi montada, os grandes bancos de Wall Street lucraram biliões com a venda deste lixo contratual, enganando milhões de investidores que se julgavam protegidos em caso de incumprimento. Os contratos tornam-se uma fraude na medida em que o "regulador" manipula a favor do emissor dos contratos. Máfia banqueira no seu melhor..

Os líderes europeus calam-se perante tal alarvidade porque lhes interessa. Se não se declarar incumprimento à dívida grega, o castelo de cartas dos contratos CDS não cai para já. A troca das obrigações velhas pelas novas assume uma perda REAL de mais de 70%. Se isto não é incumprimento, então o que será? 100%?

Esta decisão da ISDA servirá de lição a todos os investidores que confiaram na JP Morgan, Morgan Stanley, Deutche Bank, Barclays, Bank of America, etc, etc.

Tiago Mestre

Sem comentários: