18 de janeiro de 2012

Stiglitz veio a Portugal. Será que já abalou?

Caros leitores e leitoras, soubemos hoje pelas notícias que o Nobel da Economia de 2001, Joseph Stiglitz, esteve em Portugal a falar sobre... Portugal.
Desconheço a sua sabedoria sobre a cultura portuguesa, mas à parte dessa questão, este senhor esteve envolvido com o governo grego de Papandreou na "suposta" recuperação do país em inícios de 2010. As consequências estão aí à vista de toda a gente.

Abaixo colocamos um vídeo em que se confronta o laureado com Hugh Hendry, um gestor de fundos privados que tanto apreciamos aqui no Contas, e um embaixador espanhol no Reino Unido.

A certa altura, (7m20s) Hugh Hendry refere que a Grécia terá que entrar em incumprimento mais cedo ou mais tarde, e qual a reacção de Stiglitz? That's absurd e abana a cabeça como se o que Hendry estava a sugerir fosse um... absurdo.

Sabemos hoje, a 2 anos de distância, quem afinal estava errado e estava certo.
Stiglitz não só foi derrotado no plano de ajudar a Grécia como julgava que o incumprimento era um absurdo. Demasiados erros num curto espaço de tempo para um laureado em economia.

Este tipo de sabedoria convencional não é necessária em Portugal; já cá há muita. Dispensamos também as ideias que Stiglitz trouxe aos portugueses a propósito de... Portugal.


Tiago Mestre

Sem comentários: