17 de janeiro de 2012

Mario Draghi aposta tudo, mas mesmo, mesmo tudo...

Caros leitores e leitoras, entrámos no domínio da estratosfera no que toca ao planeamento centralizado que o BCE está a fazer para manter levitado o castelo de cartas a que chamamos União Europeia:

Segundo um relatório hoje publicado no site ZeroHedge, correm rumores de que a 29 Fevereiro 2012, dia do 2º leilão do programa LTRO (financiamento a 3 anos com taxa de juro a 1%), os valores não serão parecidos com os 500 milhões do primeiro leilão de Dezembro, mas muito, muito mais. Especula-se que pode ir aos 10 biliões de euros (10 triliões de euros no sistema inglês). Este empréstimo acrescentaria 10 biliões de euros aos já 3,2 biliões no balanço do BCE. O balanço da Reserva Federal, com os seus 3,4 biliões de dólares, seria uma pálida quantia em comparação com o balanço do BCE.

Estes valores são verdadeiramente... estratosféricos, e assim iniciamos a tão desejada manipulação do BCE em tudo o que mexe em dinheiro, algo aguardado há muito por alguns dirigentes políticos europeus. Não dá para acreditar que a Alemanha, e em especial o director do Bundesbank: JensWeismann, embarquem nesta aventura suicida, mas enfim...

Este tipo de decisões fará descer o valor do euro face ao dólar, algo que a Reserva Federal não aceitará. Todas as outras moedas também se valorizarão face ao euro, e os governos desses países também não aceitarão.
Todos os bancos centrais irão a correr para imprimir moeda e mais moeda para evitar que a sua se valorize mais do que as outras, acrescentando mais uma peça no puzzle da maior hiper-inflação que o mundo irá assistir.

Quem ainda não é produtor de coisa alguma, está a tempo de o ser, porque quando isto aquecer, mais vale ter alguma produção do que ficar à espera que o preço dos bens alimentares suba 20, 30 ou 50% todos os dias.

Tiago Mestre

Sem comentários: