24 de janeiro de 2012

BCE começa a provar do seu veneno

Caros leitores e leitoras, acabámos de ver uma notícia na edição online do Jornal de Negócios que refere a vontade do sector privado que está envolvido na negociação da bancarrota grega em envolver o BCe neste perdão. O Banco Central Europeu possui muitos mil milhões de euros de dívida grega, tentativa vã de acalmar os mercados.
Os economistas e políticos mais incautos afirmaram durante anos que o BCE podia literalmente fazer o que quiser. Enganaram-se, e agora vem o sector privado pedir ao BCE que abdique também de uma parte da dívida que possui nos seus balanços, ou seja, que também contribua no esforço do perdão.

Aqui no Contas fomos mais do que exaustivos em esclarecer esta questão, publicámos talvez mais de 10 posts enumerando as reservas e as dúvidas que naturalmente surgem quando vemos um banco central a comprar activos "tóxicos" dia sim, dia também.
No último post que publicámos sobre esta matéria, era já uma convicção nossa de que o BCE corria sérios riscos de declarar perdas sobre a dívida grega que integra nos seus balanços.

Seria uma questão de tempo até os credores privados se lembrarem do BCE para participar na bancarrota grega. Ei-la.

Tiago Mestre

Sem comentários: