8 de outubro de 2012

Nova lei de estrangeiros (...ou cidadãos de segunda)

Segundo percebemos das notícias hoje de manhºa, qualquer cidadão estrangeiro que seja condenado a penas de prisão superiores a 1 ano será expulso do país, ou dito de forma mais polida, não verá o seu visto renovado.!

Fiquei perplexo.
O que isto quer dizer é que o prevaricador, julgado em tribunal, sentenciado e obrigado a cumprir pena, terá outra surpresa: não poderá continuar a viver em Portugal. E julgávamos nós que o cumprimento da pena de prisão era o "preço" a pagar pelo erro cometido. Pelos vistos, para os estrangeiros isso não chega.

E porquê 1 ano? E não 2, 3 ou apenas 6 meses? Quais são os critérios?

Imaginem que são portugueses e trabalham na Suiça ou em França. Têm um azar e à noite cometem um homicídio involuntário ao atropelarem um bêbado que se meteu no meio da estrada, ou então são assaltados a meio da noite e por uma questão de defesa pessoal alvejam o ladrão. Não sei se isto vale pena de prisão de 1 ano ou não. O que sei é que está muita gente na prisão a cumprir penas de prisão de 1 ano ou até mais e são cidadãos perfeitamente válidos na sociedade.
Muitas das vezes são azares que ocorrem na nossa vida e para os quais não reagimos da forma mais apropriada.
Por razões profissionais frequento muito os estabelecimentos prisionais em Portugal e vou falando sempre que posso com um ou outro preso, e as histórias às vezes são mirabolantes. Crimes passionais é um clássico.

A partir de hoje, se esse cidadão não for português, vê a sua vida completamente estragada em solo nacional.

Ficamos sem perceber o que verdadeiramente move o Ministério da Justiça e a respetiva ministra ao lançar cá para fora leis desta natureza. O que é que esconde por trás? Não sabemos, mas podemos especular:

Se é para mandar a malta estrangeira embora porque estão cá a mais e dão muita despesa, então que sejam homenzinhos e digam-no. Defendam-no sem medo das consequências. Agora desta forma, são mais cobardes e mais hipócritas do que o Partido Nazi grego, que pelo menos defende abertamente esta política. Não são melhores do que eles, são até piores porque não têm coragem de defender aquilo em que acreditam.

Eu sei que o assunto é polémico, mas quando ouvi isto hoje de manhã nas notícias nem queria acreditar.

Tiago Mestre

3 comentários:

Filipe Silva disse...

O mais estupido é que vamos gastar o guito dos manter na cadeia.

EStupidez total.

Vivendi disse...

E fazendo as contas:


Cada preso custa 40 euros por dia ao Estado português = 1200 € por mês

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1765508&page=-1

Anónimo disse...

Será que Vivendi sugere a extinção das penas de privação de liberdade e a sua substituição por multas?

Cuidado com com os economicismos...

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

A última invenção da Paula Abrunhosa não é - trata-se tão só de plágio descarado de uma das provocações standard da extrema-direita francesa (front national).

É daquelas bocas tão fáceis de mandar como impossíveis (por razões legais) de por em prática pra os cidadãos dos países da UE.

Quanto aos outros, é medida standard para determinadas molduras penais - e vice-versa. Ainda há pouco tempo o canadá correu com uma [portuga] familia inteira, e para os açores os gringos chegam a organizar charters para repatriar "crimainals" portugueses - só que esses [bebedos!], até repatriam por condução em estado de embriaguez...