3 de outubro de 2012

Um enorme aumento de impostos...

... disse Vitor Gaspar ao anunciar o aumento em aproximadamente 30% no IRS.

Sendo Vitor Gaspar um homem muito cuidadoso a fugir às perguntas inconvenientes, aliás, foge tanto que muitas das vezes não se percebe o que quer dizer, vir dizer sem pruridos nenhuns que tais medidas representam um enorme aumento de impostos é de ficar a pensar.

1ª Conclusão
Vitor Gaspar não concorda com este aumento, e como não concorda, não o defende com subterfúgios e alçapões semânticos, vai direto ao assunto, e quanto pior, melhor.

2ª Conclusão
Vitor Gaspar não acredita que tais medidas conseguirão arrecadar a receita esperada, acima dos 2 mil milhões de euros, valor referido pelo próprio Vitor Gaspar, e portanto o cumprimento do défice para 2013 está já à partida comprometido já que se baseia em pressupostos totalmente irrealistas do lado da receita. A diferença face ao OE 2012 é que na altura o governo acreditava que era possível, agora já nem sequer acredita e só não o diz para não perder a face.

3º conclusão
Como todos sabemos, foi a decisão do TC que provocou todo este volte-face do governo. Se a despesa ainda era um assunto que dominava as mentes do Ministério das finanças até Julho, tal desígnio caiu a partir desse momento. Com este garrote de movimentos, parece-me que o governo já não tem nada a perder nem nada a defender. Ai não nos deixam trabalhar? Então faremos como querem.
O défice tem que ser reduzido custe o que custar, e como só se pode mexer na receita, sempre que as contas falham, propõe-se novos impostos à troika, e havendo luz verde, fica tudo caucionado.

4º conclusão
Fruto deste enorme aumento de impostos, a derrapagem em 2012 do défice e a futura derrapagem em 2013 serão factos consumados, já que a economia dará mais um enorme trambolhão. Com o aumento do desemprego, os custos geais do Estado continuarão a subir do lado da SS, e mesmo que tente reduzir do lado da despesa corrente, o aumento dos juros e da SS eclipsarão esses esforços. Aliás, isto já se está a passar em 2012, pelo que não é preciso ser nenhum cientista para se perceber o que se está a passar.

O meu sonho pesadelo dos impostos descolarem para valores a roçar os 90% do PIB, e com isso haver 90% de fuga fiscal, é cada vez mais uma realidade. Preferia que tal não acontecesse, mas se for este o único caminho para que o Estado reduza a despesa através do total e completo colapso do lado da receita, então que seja.

Se a coleta fiscal em 2013 se mantiver igual à de 2012 ou até à de 2011 já não será nada mau.

Sem limites máximos definidos na Constituição para o aumento de impostos que o Estado nos pode cobrar, passámos da contribuição fiscal para a extorsão fiscal.

Quando a consciência é leve, vale tudo.

Tiago Mestre

1 comentário:

Filipe Silva disse...

Tiago se é verdade o que dizes se fosse HOMEM demitia-se.

E dava uma conferência de imprensa e dizia o que pensava.

Para certas pessoas a taxa já deve andar perto dos 90%

É um terror, o mal parado vai disparar, o consumo vai afundar.

Tributar o capital, os lucros, mas estes atrasado mentais querem aniquilar o país??