4 de dezembro de 2011

Um certo olhar... sobre a recente transferência de fundos de pensões para o Estado

Caros leitores e leitoras, soubemos na passada sexta-feira de que o governo concluiu o "negócio" da transferência de fundos de pensões, neste caso do sector bancário, para a Segurança social. Este "esquema" já foi aqui por nós explicado em Outubro e portanto remetemos a explicação para esse post.

O diário britânico Telegraph publicou uma notícia na sua edição online sobre esta operação financeira, e posteriormente foi o site Zerohedge a reverberar a mesma notícia.

No Zerohedge a acção efectuada pelo governo português é comparada ao que Jon Corzine, ex-CEO da MF Global, agora falida, fez com os seus clientes. Usou o dinheiro das contas para pagar prejuízos e outras despesas da própria MF Global. Quando esta faliu, o dinheiro já tinha desaparecido e foram os clientes que ficaram a perder.

Compreendemos o termo comparativo, apesar de simplista, mas a essência é a mesma: usamos o fundo de pensões para pagar despesas de 2011 e logo se vê como iremos arranjar o dinheiro para pagar as pensões destas pessoas que descontaram durante anos do seu salário para a criação deste fundo. O dinheiro é delas e foi agora transferido para pagar despesas do Estado... é mais uma grande "aldrabice" com a conivência das instituições europeias. Oxalá o Eurostat proibisse estes esquemas financeiros.

É assim que vamos ganhando a "tal" credibilidade junto dos investidores estrangeiros, ao ponto de nos compararem com os maiores corruptos na finança mundial.

Tiago Mestre

Sem comentários: