27 de setembro de 2011

Guerras de Informação - Guerras de Poder

Pretendemos neste posto informar os nosso prezados leitores de um fenómeno que já tínhamos constatado no passado, mas que desconfiávamos se seria verdade: a manipulação de informação e a "plantação" de notícias nos meios de comunicação para influenciar os mercados de valores de todo o planeta:

1ª Notícia - e que serviu de empurrão para a abertura positiva na segunda-feira das bolsas na Europa e de seguida nos EUA:
O Jornalista sénior de economia do canal CNBC - Steve Liesman - ventilou a ideia, após o encerramento do Fórum Anual do FMI no Domingo, de que os líderes políticos europeus estariam a preparar um reforço brutal do Fundo Europeu EFSF actualmente em vigor para valores acima de 2 biliões de euros (ou 2,2 triliões de euros na linguagem financeira dos EUA), recorrendo a um veículo financeiro baseado no Banco Europeu de Investimento que se financiará junto do Banco Central Europeu para emprestar ao EFSF e, por esta via, aos países com dificuldade em se financiarem no mercado, como a Espanha e Itália. Enfim, uma criatividade financeira que dificilmente se compreende e pior se explica, porque fica-se sem perceber quem carregará o peso desta alavancagem do fundo: se serão os contribuintes dos países com notação AAA ou se será o BCE. Esta notícia foi amplificada em todo o mundo e realmente a ideia pegou. As bolsas na segunda-feira e hoje, terça-feira, estão em maré positiva, com ganhos bem acima de 2 e 3%.

E agora os desmentidos...

2ª Notícia - Terça-feira de Manhã
Ministro das Finanças Alemão - Wolfgang Schaeuble - numa palestra em Berlim, desmente que o reforço do EFSF esteja em cima da mesa. Reafirma a necessidade dos países incumpridores em prosseguirem com as medidas de austeridade e consolidação orçamental.

3ª Notícia - Terça-feira de Tarde
O Banco Europeu de Investimento desmente que esteja envolvido em qualquer participação no veículo financeiro especial para resgatar países em concomitância com o EFSF. Reforça a sua vocação de banco que apoia projectos de investimento viáveis.

E perguntamos nós, cidadãos ingénuos mas preocupados: 
Mas quem está a dizer verdade e quem está a dizer mentira? O jornalista norte-americano ou os dirigentes europeus? Terá sido mera especulação de algum dirigente europeu ou americano que confidenciou ao jornalista no Domingo uma potencial/eventual/remota hipótese de alargamento do EFSF, e este lhe tenha dado demasiado crédito?

Nunca chegaremos a saber. Mas isto sabemos: o impacto que estas informações têm é de dimensão planetária.

E tanto quanto sabemos, os algoritmos que correm nos computadores de empresas que  apostam nas bolsas estão permanentemente a efectuar buscas em sítios de informação financeira na Internet para poderem colocar ordens de compra e de venda nas bolsas antes de toda a gente. Este mecanismo denomina-se High Frequency Trading (HFT).

Estão criadas as condições para que os rumores se instalem e que certos investidores "invistam" na plantação de notícias para influenciarem os mercados no sentido que mais desejam. Parece-me inevitável.

Tiago Mestre

Sem comentários: