31 de dezembro de 2010

FACTOS: O PORTUGAL ECONÓMICO DE 1990 E O DE HOJE. PERSPECTIVAS PARA O PORTUGAL DE AMANHÃ

Pretendemos neste post informar e colocar à vossa consideração a análise da tendência que os vários sectores produtivos têm tido desde 1990 até aos dias de hoje. Pelas tendências que verificarão, haverá sectores de actividade que tenderão a florescer no futuro e outros que correm o risco de se extinguirem, se é que não se extinguiram já.

Dados estatísticos

Remetemos abaixo dois gráficos que demonstram a percentagem de população no activo por sector de actividade económica:

Baseado em dados de: Pordata


Baseado em dados de: Pordata

Da comparação efectuada, verificamos que em 1990 o sector primário e secundário ocupavam aproximadamente 43% da população activa, sendo os restantes 57% dedicados essencialmente à prestação de serviços e construção civil.
Em 2007, os sectores primário e secundário ocupam apenas 21% da população activa, representando uma redução de 23% num período de 17 anos. Do lado dos serviços, é assinalável o crescimento do sector “Actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas”, que cresceu 14 pontos percentuais.

Sectores mais relevantes e de maior oscilação:
- Redução do sector indústrias transformadoras: de 41% para 21%;
- Aumento do sector construção civil: de 8% para 13%;
- Aumento do sector das actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados a empresas: de 3% para 17%.   

Em termos globais, verificamos que a tendência da distribuição da população activa em Portugal tem-se deslocado dos sectores produtivos de bens para os sectores de prestação generalizada de serviços.
À taxa com que a indústria transformadora tem vindo a reduzir-se e, se esta se mantiver no futuro, podemos afirmar que estaremos a assistir à eliminação do sector industrial em Portugal, dentro de uma década e meia aproximadamente. Sendo a indústria um sector importante na balança económica das exportações, na balança de pagamentos e na diminuição de importações de bens manufacturados, este sector representa um papel muito importante no valor do Produto Interno Bruto que Portugal gera todos os anos.
Esta redução ao longo de 17 anos significa que todos os anos, todos os meses, houve encerramentos de indústrias, sem que o surgimento de novas assimilasse a população em igual número. No entanto, não devemos descurar também que a modernização da indústria terá tido como consequência uma redução de postos de trabalho, influenciando também este indicador.

Equipa editorial "caseira"

Sem comentários: