21 de dezembro de 2010

EDITORIAL

“Crescer a grandeza que se não pode sustentar é enfraquecer.” 
Padre António Vieira (1608-1697), Sermões


O aforismo de Vieira resume, de forma simples e sábia, o que este blogue procurará mostrar aos que, como nós, partilham a tormenta de ver à nossa volta crescer a grandeza sustentada unicamente na ignorância do caminho a seguir. Acreditamos que cada indivíduo é o agente na regeneração do país, sobretudo pela capacidade de intervenção no plano das suas finanças pessoais. Deste modo, introduz pela sua atitude e acrescenta pela gestão das suas contas caseiras uma mudança necessária a Portugal.

Para que cada um possa ser um gestor avisado do seu quinhão e um cidadão elucidado acerca do país, o “Contas Caseiras” agrega informação financeira e económica disponível na Internet e facilita a sua leitura, apresentando gráficos, dados estatísticos e esclarecimentos essencialmente numéricos. Serão, assim, propostas e sugestões de reflexão acessíveis a quem procura soluções úteis para o seu dia-a-dia, mas ambiciona também melhorar a sua literacia financeira. Todas as fontes consultadas estão abertas a qualquer utilizador da Internet que queira, como nós, debruçar-se sobre esta informação


“Foram muito menos os danos em que caíram os homens por lhes faltar a notícia do passado que aqueles que cegamente se precipitaram pela ignorância do futuro.”
Padre António Vieira (1608-1697), História do Futuro

Este segundo pensamento de Padre António Vieira suscita a reflexão que queremos abrir no “Contas Caseiras”. Não sendo um blogue ideológico ou opinativo, apelamos aos que estiverem connosco que tragam novos factos que ajudem a evitar a precipitação sobre o futuro, ainda que sobre ele sejamos sempre ignorantes.
Contradizendo Vieira, as notícias do passado serão bem-vindas e todos os contributos dados por cidadãos interessados serão fundamentais para enriquecer a clarificação e a compreensão que todos procuramos avidamente. A participação com a apresentação de números e factos que nos levem a reflectir é o objectivo estruturante do blogue, não havendo, contudo, espaço para juízos de valor ou subjectividades.


Por isto, junte-se ao “Contas Caseiras” e assuma que é necessário tomar decisões financeiras com autonomia e consciência, com base em informações factuais. Comecemos, então, por agir sobre a realidade que controlamos e de que somos, aí sim, soberanos, a nossa tesouraria pessoal, as nossas contas caseiras.

Equipa editorial "caseira"

Sem comentários: