tag:blogger.com,1999:blog-6646366671630748310.post826173236739217629..comments2022-03-03T10:40:27.088+00:00Comments on contas caseiras: Parlamento Europeu trabalha muito... poucoTiago Mestrehttp://www.blogger.com/profile/06758386640441263809noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-6646366671630748310.post-11333360294059495142012-10-22T15:56:27.232+01:002012-10-22T15:56:27.232+01:00Obrigado a todos pela ajuda!
Este fim de semana t...Obrigado a todos pela ajuda!<br /><br />Este fim de semana tive mais uma tentativa desastrosa de mudar a mentalidade de muita gente, mas todos se referem às politicas de crescimento.<br /><br />vazelioshttps://www.blogger.com/profile/05071538820485473333noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6646366671630748310.post-4391761455992960832012-10-20T21:45:20.400+01:002012-10-20T21:45:20.400+01:00Sinto o mesmo que tu, há medida que vou lendo mais...Sinto o mesmo que tu, há medida que vou lendo mais, cada vez se mais me identifico.<br /><br />Em vez de modelos loucos de formalização matemática com pressupostos irreais, estudo da verdadeira forma como o ser humano pensa e interpreta o mundo.<br /><br />Mas como li num artigo no mises.com a Academia não gosta da teoria austríaca, é que nesta teoria o economista não é engenheiro social, mas antes um ajudante do empreendedor, ajudando o a antecipar, prever e perceber a realidade da acção humana.<br /><br />Nesta teoria é preciso perceber de história, de justiça, de economia, de psicologia, sociologia.<br /><br />Cada vez mais penso que 99% da população é socialista (na concepção hayekiana)<br />Filipe Silvahttps://www.blogger.com/profile/06998883959056655310noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6646366671630748310.post-15597363848027976602012-10-20T15:29:04.998+01:002012-10-20T15:29:04.998+01:00A posição das quatro principais escolas de pensame...A posição das quatro principais escolas de pensamento económico a respeito de 17 questões económicas fundamentais:<br /><br />http://vivendi-pt.blogspot.com/2012/10/a-posicao-das-quatro-principais-escolas.htmlVivendihttps://www.blogger.com/profile/10973093515527414966noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6646366671630748310.post-2663951830483339462012-10-20T12:26:20.597+01:002012-10-20T12:26:20.597+01:00Sempre que leio o pessoal escrever sobre a escola ...Sempre que leio o pessoal escrever sobre a escola austríaca, e do espaço e dimensões que dá à liberdade do ser humano, sinto-me como se estivesse a descobrir uma teoria que é algo de natural em mim.<br />É espetacular quando se descobre que já houve alguém que estudou e estruturou aquilo que nós pensamos como sendo natural em nós. É tipo uma revelação.Tiago Mestrehttps://www.blogger.com/profile/06758386640441263809noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6646366671630748310.post-22870006776844165432012-10-20T08:24:59.021+01:002012-10-20T08:24:59.021+01:00Tiago não podias estar mais equivocado, a escola d...<br />Tiago não podias estar mais equivocado, a escola de Chicago foi influenciada por John Bates Clark e este era fortemente contra a posição anti subjectivista na área da teoria de capital e da taxa de juro.<br />Sendo que ainda hoje é a base da teoria neoclássica monetarista.<br /><br />Como dizia Hayek, os neoclássicos estão embuidos do chamado "scientism", isto é pensam que se pode estudar a economia como nas ciencias naturais, principalmente a fisica.<br /><br />Existiu um debate forte entre Clark e Bohm-Bawerk sobre conceito de capital.<br /><br />Frank Knight fundador da escola de Chicago, aderiu ao "conceito mitológico" de capital, sendo este um fundo homogéneo que se replica a ele próprio. Ignorando completamente a teoria de Bohm-Bawerk de que o processo de produção dá se por fases e elimina completamente o papel do empreendedor.<br /><br />Os austríacos vêm a teoria do equilibrio geral e parcial como uma ferramente de analise, com muitas falhas mas de alguma utilidade para ajudar a explicar alguns fenómenos, mas o seu objecto de estudo é a Acção Humana. Enquanto que os da escola de Chicago vêm como o objectivo o atingir do equilibrio. O seu objecto de estudo é como chegar ao equilibrio geral ou parcial<br /><br />Por isso aderem à teoria de concorrência perfeita. E ignoram o empreendedor.<br />Para estes a informação é completa, por exemplo os custos são dados, enquanto que na escola austríaca a informação é algo que o empreendedor vai descobrindo À medida que vai actuando, <br /><br />As diferenças são enormes.<br /> <br />Além da objecção dos austríacos À teoria quantitativa da moeda proposta por esta escola.<br /><br />"presta atenção a apenas aos efeitos de alterações na quantidade de moeda no nível geral dos preços e não nos efeitos na estrutura relativa dos preços"(Hayek 1978, tradução da minha autoria)<br /><br />Por exemplo, os austríacos acreditam no padrão ouro, Friedman era favoravel ao sistema Fiat, bem como ao modelo de banco central e que a autoridade monetária devia aumentar a base monetária sempre em torno do 3%.<br /><br />Friedman favorável aos cambios flexíveis, escola austríaca completamente contra<br /><br /><br />Ambas as escolas pregam a não intervenção estatal na economia (como descrevo acima, Friedman achava que manipulação é que é bom).<br /><br />O artigo que o Fernando postou também é muito bom, a ideia a reter é que os Austríacos procuram estudar o ser humano como este de facto é, e não com modelos de pressupostos de como os seres humanos deveriam serFilipe Silvahttps://www.blogger.com/profile/06998883959056655310noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6646366671630748310.post-48614333255386807392012-10-19T17:53:24.497+01:002012-10-19T17:53:24.497+01:00Chicago: Milton Friedman e amigos, certamente insp...Chicago: Milton Friedman e amigos, certamente inspirados em Hayek e Mises. Estado pouco presente, apenas atua cirurgicamente para corrigir os ciclos de recessão.<br /><br />Austriaca: Hayek e Mises<br /><br />Neoclássica: Keynesianismo, intervencionismo, dívida e consumo como motores do crescimento?<br /><br />Clássica: Tudo o que não é keynesianismo?<br /><br />Não tenho esses conceitos firmes. Faltam-me as disciplinas de história económica !!Tiago Mestrehttps://www.blogger.com/profile/06758386640441263809noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6646366671630748310.post-89320220318329162762012-10-19T17:14:23.398+01:002012-10-19T17:14:23.398+01:00Vazelios,
Podes encontrar no link abaixo um bom ar...Vazelios,<br />Podes encontrar no link abaixo um bom artigo sobre as diferencas entre os Austriacos e os Chicagos. Espero que ajude.<br /><br />http://mises.org/daily/5390/The-Chicago-School-versus-the-Austrian-School<br />Fernando Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/13787203512409376680noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6646366671630748310.post-11877410622561700042012-10-19T16:44:07.339+01:002012-10-19T16:44:07.339+01:00Referindo-me ao post em si, também já tinha repara...Referindo-me ao post em si, também já tinha reparado que os nossos eurodeputados passam muito tempo cá a ganhar dinheiros extra...<br /><br />Tiago desculpa lá introduzir esta conversa aqui, mas não sendo eu um economista, continuo a fazer umas confusões que gostava que vocês me esclarecessem e resumissem da melhor maneira.<br /><br />Qual a diferença entre escola Austriaca e escola de Chicago?<br /><br />E a diferença entre a economia clássica e a neoclássica?<br /><br />Só sei diferenciar estas 4 em relação ao keynesianismo.<br /><br />E mesmo as três escolas (austriaca, chicago, keynesiana), em qual dos ramos (classica e neoclassica) se inserem cada uma delas?<br /><br />Após aprender alguma coisa com vocês e ler alguns livros e estudar superficialmente, continuo a fazer algumas confusões.<br /><br />Sei falar de todas elas mas acabo por confundir alguns pontos entre elas. Constato que há pontos onde elas todas convergem e depois não as consigo separar.<br /><br />Podem diferenciar os 5 conceitos, se puderem?<br /><br />Obrigado<br /><br />vazelioshttps://www.blogger.com/profile/05071538820485473333noreply@blogger.com